YouVersion Logo
Search Icon

1Crônicas 17

17
A aliança do Senhor com Davi
2Sm 7.1-17
1E aconteceu que, quando Davi já morava em seu palácio, ele disse ao profeta Natã:
— Eis que eu estou morando num palácio feito de cedro, mas a arca da aliança do Senhor se encontra numa tenda.
2Então Natã disse a Davi:
— Faça tudo o que estiver em seu coração, porque Deus está com você.
3Porém, naquela mesma noite, a palavra de Deus veio a Natã, dizendo:
4— Vá e diga a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: “Não será você quem edificará um templo para minha habitação. 5Desde o dia em que tirei Israel do Egito até o dia de hoje, não habitei em nenhum templo, mas tenho andado de tenda em tenda, de tabernáculo em tabernáculo. 6Em todos os lugares em que andei com todo o Israel, por acaso falei alguma palavra com algum dos seus juízes, a quem mandei apascentar o meu povo, dizendo: ‘Por que vocês não construíram um templo de cedro para mim?’” 7Agora diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Eu tirei você das pastagens e do trabalho de andar atrás das ovelhas, para que você fosse príncipe sobre o meu povo de Israel. 8Estive com você por onde quer que você andou e eliminei todos os seus inimigos diante de você. Engrandecerei o seu nome, como só os grandes têm na terra. 9Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e o plantarei para que habite no seu lugar e não seja mais perturbado. E jamais os filhos da perversidade o afligirão, como no passado, 10desde os dias em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Subjugarei todos os seus inimigos. Também lhe faço saber que o Senhor fará uma casa para você. 11Quando se cumprirem os seus dias e você for para junto de seus pais, então farei surgir depois de você o seu descendente, um dos seus filhos, e estabelecerei o reino dele. 12Este edificará um templo para mim, e eu estabelecerei para sempre o trono dele. 13Eu lhe serei por pai,#2Co 6.18; Hb 1.5; Ap 21.7 e ele me será por filho. Não tirarei dele a minha misericórdia, como a retirei daquele que foi rei antes de você. 14Mas eu o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o trono dele será estabelecido para sempre.”
15Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim Natã falou com Davi.
Oração de agradecimento de Davi
2Sm 7.18-29
16Então o rei Davi se pôs diante do Senhor e disse:
— Quem sou eu, Senhor Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? 17E como se isto fosse pouco aos teus olhos, ó Deus, também falaste a respeito da casa de teu servo para tempos distantes e me trataste como se eu fosse um homem ilustre, ó Senhor Deus. 18Que mais ainda te poderá dizer Davi a respeito das honras feitas a teu servo? Pois tu conheces bem o teu servo. 19Ó Senhor, por amor de teu servo e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza, para tornar conhecidas todas estas grandes coisas!
20Senhor, não há ninguém semelhante a ti,#Jr 10.6 e não há outro Deus além de ti,#1Sm 2.2; Sl 86.10 segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido. 21Quem há como o teu povo de Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para ser o seu povo, fazendo para ti mesmo um nome com estas grandes e tremendas coisas, desterrando as nações de diante do teu povo, que resgataste do Egito?#Dt 9.26 22Estabeleceste o teu povo de Israel por teu povo para sempre e tu, ó Senhor, te fizeste o seu Deus.#Gn 17.7-8
23— E agora, Senhor, quanto a esta palavra que disseste a respeito de teu servo e a respeito da sua casa, seja estabelecida para sempre; e faze como falaste. 24Seja estabelecido e para sempre engrandecido o teu nome, e que se diga: “O Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, é Deus para Israel.” E a casa de Davi, teu servo, será estabelecida diante de ti. 25Pois tu, Deus meu, fizeste ao teu servo a revelação de que lhe edificarias uma casa. Por isso, o teu servo se animou para fazer-te esta oração. 26Agora, pois, ó Senhor, tu mesmo és Deus e tens prometido ao teu servo este bem. 27Queiras, agora, abençoar a casa do teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor, a abençoaste, e ela será abençoada para sempre.

Currently Selected:

1Crônicas 17: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy