YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 25

25
Descendentes de Abraão e Quetura
1Cr 1.32-33
1Desposou Abraão outra mulher; chamava-se Quetura. 2Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. 3Jocsã gerou a Seba e a Dedã; os filhos de Dedã foram: Assurim, Letusim e Leumim. 4Os filhos de Midiã foram: Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Todos estes foram filhos de Quetura. 5Abraão deu tudo o que possuía a Isaque. 6Porém, aos filhos das concubinas que tinha, deu ele presentes e, ainda em vida, os separou de seu filho Isaque, enviando-os para a terra oriental.
A morte de Abraão
7Foram os dias da vida de Abraão cento e setenta e cinco anos. 8Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo. 9Sepultaram-no Isaque e Ismael, seus filhos, na caverna de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, fronteiro a Manre, 10o campo que Abraão comprara#Gn 23.3-16 aos filhos de Hete. Ali foi sepultado Abraão e Sara, sua mulher. 11Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; Isaque habitava junto a Beer-Laai-Roi.
Descendentes de Ismael
1Cr 1.28-31
12São estas as gerações de Ismael, filho de Abraão, que Agar, egípcia, serva de Sara, lhe deu à luz. 13E estes, os filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo o seu nascimento: o primogênito de Ismael foi Nebaiote; depois, Quedar, Abdeel, Mibsão, 14Misma, Dumá, Massá, 15Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá. 16São estes os filhos de Ismael, e estes, os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus acampamentos: doze príncipes de seus povos. 17E os anos da vida de Ismael foram cento e trinta e sete; e morreu e foi reunido ao seu povo. 18Habitaram desde Havilá até Sur, que olha para o Egito, como quem vai para a Assíria. Ele se estabeleceu fronteiro a todos os seus irmãos.
Descendentes de Isaque
19São estas as gerações de Isaque, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; 20era Isaque de quarenta anos, quando tomou por esposa a Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu. 21Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. 22Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao Senhor. 23Respondeu-lhe o Senhor:
Duas nações há no teu ventre,
dois povos, nascidos de ti, se dividirão:
um povo será mais forte que o outro,
e o mais velho servirá ao mais moço.#Rm 9.12
24Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre. 25Saiu o primeiro, ruivo, todo revestido de pelo; por isso, lhe chamaram Esaú. 26Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz.
Esaú vende o seu direito de primogenitura
27Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas. 28Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó.
29Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú 30e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura#Hb 12.16 a Jacó. 34Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

Currently Selected:

Gênesis 25: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy