YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 9

9
Paulo e a incredulidade dos judeus
1Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: 2tenho grande tristeza e incessante dor no coração; 3porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne. 4São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; 5deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
A rejeição de Israel não é incompatível com as promessas de Deus
6E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; 7nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas:
Em Isaque será chamada a tua descendência.#Gn 21.12
8Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. 9Porque a palavra da promessa é esta:
Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho.#Gn 18.10
10E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12já fora dito a ela:
O mais velho será servo do mais moço.#Gn 25.23
13Como está escrito:
Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.#Ml 1.2-3
A rejeição de Israel não é incompatível com a justiça de Deus
14Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15Pois ele diz a Moisés:
Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.#Êx 33.19
16Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. 17Porque a Escritura diz a Faraó:
Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.#Êx 9.16
18Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
A soberania de Deus
19Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez:#Is 45.9 Por que me fizeste assim? 21Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? 22Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, 24os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25Assim como também diz em Oseias:
Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada;#Os 2.23
26e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.#Os 1.10
27Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías:
Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
28Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve;#Is 10.22-23
29como Isaías já disse:
Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.#Is 1.9
Israel é responsável pela sua rejeição
30Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; 31e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. 32Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, 33como está escrito:
Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.#Is 28.16

Currently Selected:

Romanos 9: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy