YouVersion Logo
Search Icon

Filipenses 1

1
Prefácio e saudação
1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos,#At 16.12 2graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Ação de graças e súplicas em favor dos filipenses
3Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, 4fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, 5pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. 7Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. 8Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. 9E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, 10para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
A situação do apóstolo contribui para o progresso do evangelho
12Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 13de maneira que as minhas cadeias,#At 28.30 em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; 14e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus. 15Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; 16estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; 17aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias. 18Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.
19Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação, 20segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 21Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. 23Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. 24Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne. 25E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé, 26a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco.
A unidade cristã na luta
27Vivei,#1.27 Vivei; no original, portai-vos como cidadãos acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; 28e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. 29Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, 30pois tendes o mesmo combate que vistes#At 16.19-40 em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.

Currently Selected:

Filipenses 1: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy