YouVersion Logo
Search Icon

Filemom 1

1
Prefácio e saudação
1Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, 2e à irmã Áfia, e a Arquipo,#Cl 4.17 nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa, 3graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Ação de graças
4Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, 5estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, 6para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. 7Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.
Paulo intercede em favor de Onésimo
8Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, 9prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus; 10sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. 11Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil,#11 útil: significação da palavra Onésimo a ti e a mim. 12Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração.#Cl 4.9 13Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; 14nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade. 15Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, 16não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor. 17Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. 18E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. 19Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei — para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo. 20Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo.
Comunicações pessoais. Saudações e bênção
21Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo. 22E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído. 23Saúdam-te Epafras,#Cl 1.7; 4.12 prisioneiro comigo, em Cristo Jesus, 24Marcos,#At 12.12,25; 13.13; 15.37-39; Cl 4.10 Aristarco,#At 19.29; 27.2; Cl 4.10 Demas#Cl 4.14; 2Tm 4.10 e Lucas,#Cl 4.14; 2Tm 4.11 meus cooperadores.
25A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.

Currently Selected:

Filemom 1: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy