YouVersion Logo
Search Icon

Marcos 9

9
1Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus.
A transfiguração
Mt 17.1-8; Lc 9.28-36
2Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; 3as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar. 4Apareceu-lhes Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus. 5Então, Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre, bom é estarmos aqui e que façamos três tendas: uma será tua, outra, para Moisés, e outra, para Elias. 6Pois não sabia o que dizer, por estarem eles aterrados. 7A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado;#Mt 3.17; Mc 1.11; Lc 3.22 a ele ouvi. 8E, de relance, olhando ao redor, a ninguém mais viram com eles, senão Jesus.#2Pe 1.17-18
A vinda de Elias
Mt 17.9-13
9Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. 10Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos. 11E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? 12Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas; como, pois, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será aviltado? 13Eu, porém, vos digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como a seu respeito está escrito.#Ml 4.5; Mt 11.14
A cura de um jovem possesso
Mt 17.14-21; Lc 9.37-43
14Quando eles se aproximaram dos discípulos, viram numerosa multidão ao redor e que os escribas discutiam com eles. 15E logo toda a multidão, ao ver Jesus, tomada de surpresa, correu para ele e o saudava. 16Então, ele interpelou os escribas: Que é que discutíeis com eles? 17E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo; 18e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam. 19Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo. 20E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando. 21Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; 22e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 23Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. 24E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! 25Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. 26E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. 27Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
28Quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsá-lo? 29Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum].
De novo Jesus prediz a sua morte e ressurreição
Mt 17.22-23; Lc 9.43b-45
30E, tendo partido dali, passavam pela Galileia, e não queria que ninguém o soubesse; 31porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará. 32Eles, contudo, não compreendiam isto e temiam interrogá-lo.
O maior no reino dos céus
Mt 18.1-5; Lc 9.46-48
33Tendo eles partido para Cafarnaum, estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho? 34Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido#Lc 22.24 entre si sobre quem era o maior. 35E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.#Mt 20.26-27; 23.11; Mc 10.43-44; Lc 22.26 36Trazendo uma criança, colocou-a no meio deles e, tomando-a nos braços, disse-lhes: 37Qualquer que receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber,#Mt 10.40; Lc 10.16; Jo 13.20 não recebe a mim, mas ao que me enviou.
Jesus ensina a tolerância e a caridade
Lc 9.49-50
38Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco. 39Mas Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. 40Pois quem não é contra nós#Mt 12.30; Lc 11.23 é por nós. 41Porquanto, aquele que vos der#Mt 10.42 de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Os tropeços
Mt 18.6-9; Lc 17.1-2
42 E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar. 43E, se tua mão#Mt 5.30 te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível 44[onde não lhes morre o verme,#Is 66.24 nem o fogo se apaga]. 45E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno 46[onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]. 47E, se um dos teus olhos#Mt 5.29 te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, 48onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
Os discípulos, o sal da terra
Mt 5.13; Lc 14.34-35
49 Porque cada um será salgado com fogo. 50Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido,#Mt 5.13; Lc 14.34-35 como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros.

Currently Selected:

Marcos 9: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy