YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 17

17
Os tropeços
Mt 18.6-7; Mc 9.42
1Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! 2Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.
Quantas vezes se deve perdoar a um irmão
Mt 18.21-22
3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
5Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. 6Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.
7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa? 8E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? 9Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? 10Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
A cura de dez leprosos
11De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. 12Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.#Lv 14.1-32 Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? 19E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.
A vinda do reino de Deus
20Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
22A seguir, dirigiu-se aos discípulos: Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23E vos dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Não vades nem os sigais; 24porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem. 25Mas importa que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração. 26Assim como foi nos dias de Noé,#Gn 6.5-8 será também nos dias do Filho do Homem: 27comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,#Gn 7.6-24 e veio o dilúvio e destruiu a todos. 28O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.#Gn 18.20—19.25 30Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. 31Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló.#Gn 19.26 33Quem quiser preservar a sua vida#Mt 10.39; 16.25; Mc 8.35; Lc 9.24; Jo 12.25 perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. 34Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; 35duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. 36[Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado.] 37Então, lhe perguntaram: Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.

Currently Selected:

Lucas 17: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy