YouVersion Logo
Search Icon

João 16

16
A missão do Consolador
1 Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. 2Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. 3Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim. 4Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco. 5Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? 6Pelo contrário, porque vos tenho dito estas coisas, a tristeza encheu o vosso coração. 7Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9do pecado, porque não creem em mim; 10da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; 13quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 15Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
16 Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis. 17Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai? 18Diziam, pois: Que vem a ser esse — um pouco? Não compreendemos o que quer dizer. 19Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis? 20Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. 21A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. 22Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. 23Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. 24Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Palavras de despedida
25 Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai. 26Naquele dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei ao Pai por vós. 27Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus. 28Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai.
29Disseram os seus discípulos: Agora é que falas claramente e não empregas nenhuma figura. 30Agora, vemos que sabes todas as coisas e não precisas de que alguém te pergunte; por isso, cremos que, de fato, vieste de Deus. 31Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? 32Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo. 33Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Currently Selected:

João 16: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy