YouVersion Logo
Search Icon

Isaías 40

40
O Senhor vem
1Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados.
3Voz do que clama#Mt 3.3; Mc 1.3; Lc 3.4; Jo 1.23 no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 4Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos, aplanados. 5A glória do Senhor se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do Senhor o disse.#Lc 3.5-6
6Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; 7seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; 8seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.#Tg 1.10-11; 1Pe 1.24-25
9Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus! 10Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele,#Is 62.11; Ap 22.12 e diante dele, a sua recompensa. 11Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.
A majestade do Senhor
12Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão? 13Quem guiou#Rm 11.34; 1Co 2.16 o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? 14Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento? 15Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta. 16Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto. 17Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo. 18Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?
19O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela. 20O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.
21Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? 22Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; 23é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. 24Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha.
25A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? — diz o Santo. 26Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. 27Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? 28Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. 29Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Currently Selected:

Isaías 40: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy