YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 35

35
Jacó erige um altar em Betel
1Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias#Gn 28.11-17 da presença de Esaú, teu irmão. 2Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; 3levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei. 4Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.
5E, tendo eles partido, o terror de Deus invadiu as cidades que lhes eram circunvizinhas, e não perseguiram aos filhos de Jacó. 6Assim, chegou Jacó a Luz, chamada Betel, que está na terra de Canaã, ele e todo o povo que com ele estava. 7E edificou ali um altar e ao lugar chamou El-Betel; porque ali Deus se lhe revelou quando fugia da presença de seu irmão. 8Morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho que se chama Alom-Bacute.
9Vindo Jacó de Padã-Arã, outra vez lhe apareceu Deus e o abençoou. 10Disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó. Já não te chamarás Jacó,#Gn 32.28 porém Israel será o teu nome. E lhe chamou Israel. 11Disse-lhe mais: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; sê fecundo e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti. 12A terra que dei a Abraão e a Isaque dar-te-ei a ti e, depois de ti, à tua descendência.#Gn 17.4-8 13E Deus se retirou dele, elevando-se do lugar onde lhe falara. 14Então, Jacó erigiu uma coluna de pedra no lugar onde Deus falara com ele; e derramou sobre ela uma libação e lhe deitou óleo. 15Ao lugar onde Deus lhe falara, Jacó lhe chamou Betel.#Gn 28.18-19
O nascimento de Benjamim e a morte de Raquel
16Partiram de Betel, e, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, deu à luz Raquel um filho, cujo nascimento lhe foi a ela penoso. 17Em meio às dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. 18Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim. 19Assim, morreu Raquel e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém.#Jr 31.15 20Sobre a sepultura de Raquel levantou Jacó uma coluna que existe até ao dia de hoje. 21Então, partiu Israel e armou a sua tenda além da torre de Éder.
22E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e se deitou com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Israel.
Descendentes de Jacó
1Cr 2.1-2
23Rúben, o primogênito de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, filhos de Lia; 24José e Benjamim, filhos de Raquel; 25Dã e Naftali, filhos de Bila, serva de Raquel; 26e Gade e Aser, filhos de Zilpa, serva de Lia. São estes os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.
27Veio Jacó a Isaque, seu pai, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão#Gn 13.18 e Isaque. 28Foram os dias de Isaque cento e oitenta anos. 29Velho e farto de dias, expirou Isaque e morreu, sendo recolhido ao seu povo; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.

Currently Selected:

Gênesis 35: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy