YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 1

1
Os descendentes de Jacó no Egito
1São estes os nomes dos filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito; cada um entrou com sua família: 2Rúben, Simeão, Levi e Judá, 3Issacar, Zebulom e Benjamim, 4Dã, Naftali, Gade e Aser. 5Todas as pessoas, pois, que descenderam de Jacó foram setenta; José, porém, estava no Egito. 6Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. 7Mas os filhos de Israel#At 7.17 foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles.
8Entrementes, se levantou novo rei#At 7.18 sobre o Egito, que não conhecera a José. 9Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. 10Eia, usemos de astúcia#At 7.19 para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra nós e saia da terra. 11E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés. 12Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel; 13então, os egípcios, com tirania, faziam servir os filhos de Israel 14e lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro, e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o serviço em que na tirania os serviam.
As parteiras desobedecem a Faraó
15O rei do Egito ordenou às parteiras hebreias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá, 16dizendo: Quando servirdes de parteira às hebreias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva. 17As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos. 18Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos? 19Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebreias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos. 20E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte. 21E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família. 22Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem#At 7.19 aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver.

Currently Selected:

Êxodo 1: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy