YouVersion Logo
Search Icon

Deuteronômio 10

10
As segundas tábuas da lei
1Naquele tempo, me disse o Senhor: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze uma arca de madeira. 2Escreverei nas duas tábuas as palavras que estavam nas primeiras que quebraste, e as porás na arca. 3Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas na mão. 4Então, escreveu o Senhor nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim. 5Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou.
Da vocação da tribo de Levi
6Partiram os filhos de Israel de Beerote-Benê-Jaacã para Mosera. Ali faleceu Arão#Nm 20.28 e ali foi sepultado. Eleazar, seu filho, oficiou como sacerdote em seu lugar. 7Dali partiram para Gudgoda e de Gudgoda para Jotbatá, terra de ribeiros de águas. 8Por esse mesmo tempo, o Senhor separou a tribo de Levi#Nm 3.5-8 para levar a arca da Aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje. 9Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor, teu Deus, lhe tem prometido.
10Permaneci no monte,#Êx 34.28 como da primeira vez, quarenta dias e quarenta noites; o Senhor me ouviu ainda por esta vez; não quis o Senhor destruir-te. 11Porém o Senhor me disse: Levanta-te, põe-te a caminho diante do povo, para que entre e possua a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
Exortação à obediência
12Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem? 14Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há. 15Tão somente o Senhor se afeiçoou a teus pais para os amar; a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê. 16Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz. 17Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção#At 10.34; Rm 2.11; Gl 2.6; Ef 6.9 de pessoas, nem aceita suborno; 18que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes. 19Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito. 20Ao Senhor, teu Deus, temerás; a ele servirás, a ele te chegarás e, pelo seu nome, jurarás. 21Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto. 22Com setenta almas,#Gn 46.27 teus pais desceram ao Egito; e, agora, o Senhor, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus#Gn 15.5; 22.17 em multidão.

Currently Selected:

Deuteronômio 10: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy