YouVersion Logo
Search Icon

Atos 13

13
Barnabé e Saulo. A primeira viagem missionária
1Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.
Elimas, o mágico
4Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar. 6Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus, 7o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus. 8Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul. 9Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse: 10Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? 11Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor.
João Marcos volta a Jerusalém
13E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 14Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se. 15Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a.
O testemunho de Paulo em Antioquia
16Paulo, levantando-se e fazendo com a mão sinal de silêncio, disse: Varões israelitas e vós outros que também temeis a Deus, ouvi. 17O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou o povo#Êx 1.7 durante sua peregrinação na terra do Egito, donde os tirou com braço poderoso;#Êx 12.51 18e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos#Nm 14.34; Dt 1.31 no deserto; 19e, havendo destruído sete nações#Dt 7.1 na terra de Canaã, deu-lhes essa terra#Js 14.1 por herança, 20vencidos cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disto, lhes deu juízes,#Jz 2.16 até o profeta Samuel.#1Sm 3.20 21Então, eles pediram um rei,#1Sm 8.5 e Deus lhes deparou Saul,#1Sm 10.21 filho de Quis, da tribo de Benjamim, e isto pelo espaço de quarenta anos. 22E, tendo tirado a este,#1Sm 13.14 levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.#1Sm 16.12; Sl 89.20 23Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus, 24havendo João, primeiro, pregado a todo o povo de Israel, antes da manifestação dele, batismo de arrependimento.#Mc 1.4; Lc 3.3 25Mas, ao completar João a sua carreira, dizia: Não sou quem supondes;#Jo 1.20 mas após mim vem aquele#Mt 3.11; Mc 1.7; Lc 3.16; Jo 1.27 de cujos pés não sou digno de desatar as sandálias.
26Irmãos, descendência de Abraão e vós outros os que temeis a Deus, a nós nos foi enviada a palavra desta salvação. 27Pois os que habitavam em Jerusalém e as suas autoridades, não conhecendo Jesus nem os ensinos dos profetas que se leem todos os sábados, quando o condenaram, cumpriram as profecias; 28e, embora não achassem nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.#Mt 27.22-23; Mc 15.13-14; Lc 23.21-23; Jo 19.15 29Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tirando-o do madeiro, puseram-no em um túmulo.#Mt 27.57-61; Mc 15.42-47; Lc 23.50-56; Jo 19.38-42 30Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos; 31e foi visto muitos dias pelos que, com ele, subiram#At 1.3 da Galileia para Jerusalém, os quais são agora as suas testemunhas perante o povo. 32Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais, 33como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo:
Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.#Sl 2.7
34E, que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção, desta maneira o disse:
E cumprirei a vosso favor as santas e fiéis promessas feitas a Davi.#Is 55.3
35Por isso, também diz em outro Salmo:
Não permitirás que o teu Santo veja corrupção.#Sl 16.10
36Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção. 37Porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção. 38Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; 39e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés. 40Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas:
41Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.#Hc 1.5
Instados a pregar no sábado seguinte
42Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras. 43Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus.
Paulo e Barnabé vão para os gentios
44No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios. 47Porque o Senhor assim no-lo determinou:
Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.#Is 42.6; 49.6
48Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. 49E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território. 51E estes, sacudindo contra aqueles o pó dos pés,#Mt 10.14; Mc 6.11; Lc 9.5; 10.11 partiram para Icônio. 52Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.

Currently Selected:

Atos 13: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy