YouVersion Logo
Search Icon

2Reis 24

24
1Nos dias de Jeoaquim, subiu Nabucodonosor, rei da Babilônia,#Jr 25.1-38; Dn 1.1-2 contra ele, e ele, por três anos, ficou seu servo; então, se rebelou contra ele. 2Enviou o Senhor contra Jeoaquim bandos de caldeus, e bandos de siros, e de moabitas, e dos filhos de Amom; enviou-os contra Judá para o destruir, segundo a palavra que o Senhor falara pelos profetas, seus servos. 3Com efeito, isto sucedeu a Judá por mandado do Senhor, que o removeu da sua presença, por causa de todos os pecados cometidos por Manassés, 4como também por causa do sangue inocente que ele derramou, com o qual encheu a cidade de Jerusalém; por isso, o Senhor não o quis perdoar.
5Quanto aos mais atos de Jeoaquim e a tudo quanto fez, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis de Judá? 6Descansou Jeoaquim com seus pais; e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar. 7O rei do Egito nunca mais saiu da sua terra; porque o rei da Babilônia tomou tudo quanto era dele, desde o ribeiro do Egito até ao rio Eufrates.
O reinado de Joaquim
2Cr 36.9
8Tinha Joaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe se chamava Neústa e era filha de Elnatã, de Jerusalém. 9Fez ele o que era mau perante o Senhor, conforme tudo quanto fizera seu pai.
Nabucodonosor leva cativa a nobreza de Jerusalém
10Naquele tempo, subiram os servos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém, e a cidade foi cercada. 11Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio à cidade, quando os seus servos a sitiavam. 12Então, subiu Joaquim,#Jr 22.24-30; 24.1-10; 29.1-2 rei de Judá, a encontrar-se com o rei da Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei da Babilônia, no oitavo ano do seu reinado, o levou cativo. 13Levou dali todos os tesouros da Casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e, segundo tinha dito o Senhor, cortou em pedaços todos os utensílios de ouro que fizera Salomão, rei de Israel, para o templo do Senhor. 14Transportou a toda a Jerusalém, todos os príncipes, todos os homens valentes, todos os artífices e ferreiros, ao todo dez mil; ninguém ficou, senão o povo pobre da terra. 15Transferiu também a Joaquim para a Babilônia;#Ez 17.12 a mãe do rei, as mulheres deste, seus oficiais e os homens principais da terra, ele os levou cativos de Jerusalém à Babilônia. 16Todos os homens valentes, até sete mil, e os artífices, e ferreiros, até mil, todos eles destros na guerra, levou-os o rei da Babilônia cativos para a Babilônia. 17O rei da Babilônia estabeleceu rei,#Jr 37.1; Ez 17.13 em lugar de Joaquim, ao tio paterno deste, Matanias, de quem mudou o nome para Zedequias.
O reinado de Zedequias
2Cr 36.10-12; Jr 52.1-3
18Tinha Zedequias a idade de vinte e um anos quando começou a reinar#Jr 27.1-22; 28.1-17 e reinou onze anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Hamutal e era filha de Jeremias, de Libna. 19Fez ele o que era mau perante o Senhor, conforme tudo quanto fizera Joaquim.
A queda de Jerusalém
Jr 39.1-7; 52.3-11
20Assim sucedeu por causa da ira do Senhor contra Jerusalém e contra Judá, a ponto de os rejeitar de sua presença. Zedequias rebelou-se#Ez 17.15 contra o rei da Babilônia.

Currently Selected:

2Reis 24: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy