YouVersion Logo
Search Icon

2Crônicas 11

11
Deus proíbe que Roboão peleje contra as dez tribos
1Rs 12.21-24
1Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, reuniu a casa de Judá e de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra Israel, a fim de restituir o reino a Roboão. 2Porém veio a palavra do Senhor a Semaías, homem de Deus, dizendo: 3Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel em Judá e Benjamim, dizendo: 4Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos; cada um volte para sua casa, porque eu é que fiz isto. E, obedecendo eles à palavra do Senhor, desistiram de subir contra Jeroboão.
As cidades fortificadas de Roboão
5Roboão habitou em Jerusalém e, para defesa, fortificou cidades em Judá; 6fortificou, pois, a Belém, a Etã, a Tecoa, 7a Bete-Zur, a Socó, a Adulão, 8a Gate, a Maressa, a Zife, 9a Adoraim, a Laquis, a Azeca, 10a Zorá, a Aijalom e a Hebrom, todas em Judá e Benjamim, cidades fortificadas. 11Assim, as tornou em fortalezas e pôs nelas comandantes e depósitos de víveres, de azeite e de vinho. 12E pôs em cada cidade arsenal de paveses e lanças; fortificou-as sobremaneira. Judá e Benjamim ficaram-lhe sujeitas.
Sacerdotes e levitas vêm a Jerusalém
13Também os sacerdotes e os levitas que havia em todo o Israel recorreram a Roboão de todos os seus limites, 14porque os levitas deixaram os arredores das suas cidades e as suas possessões e vieram para Judá e para Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os lançaram fora, para que não ministrassem ao Senhor. 15Jeroboão constituiu os seus próprios sacerdotes,#1Rs 12.31 para os altos, para os sátiros e para os bezerros que fizera. 16Além destes, também de todas as tribos de Israel os que de coração resolveram buscar o Senhor, Deus de Israel, foram a Jerusalém, para oferecerem sacrifícios ao Senhor, Deus de seus pais. 17Assim, fortaleceram o reino de Judá e corroboraram com Roboão, filho de Salomão, por três anos; porque três anos andaram no caminho de Davi e Salomão.
A família de Roboão
18Roboão tomou por esposa a Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi, e filha de Abiail, filha de Eliabe, filho de Jessé, 19a qual lhe deu filhos: Jeús, Semarias e Zaão. 20Depois dela, tomou a Maaca, filha de Absalão; esta lhe deu a Abias, a Atai, a Ziza e a Selomite. 21Amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele havia tomado dezoito mulheres e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas. 22Roboão designou a Abias, filho de Maaca, para ser chefe, príncipe entre seus irmãos, porque o queria fazer rei. 23Procedeu prudentemente e distribuiu todos os seus filhos por todas as terras de Judá e Benjamim, por todas as cidades fortificadas; deu-lhes víveres em abundância e lhes procurou muitas mulheres.

Currently Selected:

2Crônicas 11: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy