YouVersion Logo
Search Icon

1Reis 4

4
Os oficiais de Salomão
1O rei Salomão reinou sobre todo o Israel. 2Eram estes os seus homens principais: Azarias, filho de Zadoque, o principal. 3Eliorefe e Aías, filhos de Sisa, eram secretários; Josafá, filho de Ailude, era o cronista; 4Benaia, filho de Joiada, era comandante do exército; Zadoque e Abiatar eram sacerdotes; 5Azarias, filho de Natã, era intendente-chefe; Zabude, filho de Natã, ministro, amigo do rei; 6Aisar, mordomo; Adonirão, filho de Abda, superintendente dos que trabalhavam forçados.
7Tinha Salomão doze intendentes sobre todo o Israel, que forneciam mantimento ao rei e à sua casa; cada um tinha de fornecer durante um mês do ano. 8São estes os seus nomes: Ben-Hur, nas montanhas de Efraim; 9Ben-Dequer, em Macaz, Saalabim, Bete-Semes, Elom e Bete-Hanã; 10Ben-Hesede, em Arubote; a este pertencia também Socó e toda a terra de Héfer; 11Ben-Abinadabe tinha toda a cordilheira de Dor; Tafate, filha de Salomão, era sua mulher. 12Baaná, filho de Ailude, tinha a Taanaque, e a Megido, e a toda a Bete-Seã, que está junto a Zaretã, abaixo de Jezreel, desde Bete-Seã até Abel-Meolá, até além de Jocmeão. 13Ben-Geber, em Ramote-Gileade; tinha este as aldeias de Jair, filho de Manassés, as quais estão em Gileade; também tinha a região de Argobe, a qual está em Basã, sessenta grandes cidades com muros e ferrolhos de bronze. 14Ainadabe, filho de Ido, em Maanaim; 15Aimaás, em Naftali; também este tomou filha de Salomão por mulher, a saber, Basemate. 16Baaná, filho de Husai, em Aser e Bealote; 17Josafá, filho de Parua, em Issacar; 18Simei, filho de Elá, em Benjamim; 19Geber, filho de Uri, na terra de Gileade, a terra de Seom, rei dos amorreus, e de Ogue, rei de Basã; e havia só um intendente nesta terra.
A prosperidade do reino de Salomão
20Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, numerosos como a areia que está ao pé do mar; comiam, bebiam e se alegravam. 21Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até à terra#Gn 15.18; 2Cr 9.26 dos filisteus e até à fronteira do Egito; os quais pagavam tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida. 22Era, pois, o provimento diário de Salomão trinta coros de flor de farinha e sessenta coros de farinha; 23dez bois cevados, vinte bois de pasto e cem carneiros, afora os veados, as gazelas, os corços e aves cevadas. 24Porque dominava sobre toda a região e sobre todos os reis aquém do Eufrates, desde Tifsa até Gaza, e tinha paz por todo o derredor. 25Judá e Israel habitavam confiados, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão. 26Tinha também Salomão quarenta mil cavalos em estrebarias, para os seus carros,#1Rs 10.26; 2Cr 1.14; 9.25 e doze mil cavaleiros. 27Forneciam, pois, os intendentes provisões, cada um no seu mês, ao rei Salomão e a todos quantos lhe chegavam à mesa; coisa nenhuma deixavam faltar. 28Também levavam a cevada e a palha para os cavalos e os ginetes, para o lugar onde estivesse o rei, segundo lhes fora prescrito.
A sabedoria de Salomão
29Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. 30Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 31Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta,#Sl 89, título e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor. 32Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. 33Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. 34De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

Currently Selected:

1Reis 4: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy