YouVersion Logo
Search Icon

1Coríntios 14

14
O dom de profecia é superior ao de línguas
1Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. 2Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 3Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. 4O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. 5Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
6Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? 7É assim que instrumentos inanimados, como a flauta ou a cítara, quando emitem sons, se não os derem bem distintos, como se reconhecerá o que se toca na flauta ou cítara? 8Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha? 9Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar. 10Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido. 11Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim. 12Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar. 14Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera. 15Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente. 16E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes; 17porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado. 18Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós. 19Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua.
Os dons em face dos visitantes na igreja
20Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos. 21Na lei está escrito:
Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.#Is 28.11-12
22De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que creem. 23Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos? 24Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; 25tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.
A necessidade de ordem no culto
26Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. 27No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. 28Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. 29Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem. 30Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro. 31Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados. 32Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas; 33porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, 34conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. 35Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja. 36Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros?
37Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. 38E, se alguém o ignorar, será ignorado.
39Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas. 40Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.

Currently Selected:

1Coríntios 14: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy