YouVersion Logo
Search Icon

1Crônicas 11

11
Davi é ungido rei
2Sm 5.1-5
1Então, todo o Israel se ajuntou a Davi, em Hebrom, dizendo: Somos do mesmo povo de que tu és. 2Outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu que fazias saídas e entradas militares com Israel; também o Senhor, teu Deus, te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, serás chefe sobre o meu povo de Israel. 3Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor. Ungiram Davi rei sobre Israel, segundo a palavra do Senhor por intermédio de Samuel.
Davi conquista a Sião
2Sm 5.6-10
4Partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus,#Js 15.63; Jz 1.21 porque ali estavam os jebuseus que habitavam naquela terra. 5Disseram os moradores de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. 6Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe. 7Assim, habitou Davi na fortaleza, pelo que se chamou a Cidade de Davi. 8E foi edificando a cidade em redor, desde Milo, completando o circuito; e Joabe renovou o resto da cidade. 9Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o Senhor dos Exércitos era com ele.
Os valentes de Davi
2Sm 23.8-39
10São estes os principais valentes de Davi, que o apoiaram valorosamente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, segundo a palavra do Senhor, no tocante a esse povo. 11Eis a lista dos valentes de Davi: Jasobeão, hacmonita, o principal dos trinta, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os feriu. 12Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, o aoíta; ele estava entre os três valentes. 13Este se achou com Davi em Pas-Damim, quando se ajuntaram ali os filisteus à peleja, onde havia um pedaço de terra cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus. 14Puseram-se no meio daquele terreno, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento.
15Três dos trinta cabeças desceram à penha, indo ter com Davi à caverna de Adulão; e o exército dos filisteus se acampara no vale dos Refains. 16Davi estava na fortaleza, e a guarnição dos filisteus, em Belém. 17Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém! 18Então, aqueles três romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, mas a derramou como libação ao Senhor. 19E disse: Longe de mim, ó meu Deus, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? Pois, com perigo de sua vida, a trouxeram. De maneira que não a quis beber. São essas as coisas que fizeram os três valentes.
20Também Abisai, irmão de Joabe, era cabeça dos trinta, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, os feriu; e tinha nome entre os primeiros três. 21Era ele mais nobre do que os trinta e era o cabeça deles; contudo, aos primeiros três não chegou.
22Também Benaia, filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e grande em obras; feriu ele dois heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve. 23Matou também um egípcio, homem da estatura de cinco côvados; o egípcio trazia na mão uma lança como o eixo do tecelão, mas Benaia o atacou com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança e com ela o matou. 24Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre os primeiros três valentes. 25Era mais nobre do que os trinta, porém aos três primeiros não chegou, e Davi o pôs sobre a sua guarda.
26Foram os heróis dos exércitos: Asael, irmão de Joabe, Elanã, filho de Dodô, de Belém; 27Samote, harorita; Heles, pelonita; 28Ira, filho de Iques, tecoíta; Abiezer, anatotita; 29Sibecai, husatita; Ilai, aoíta; 30Maarai, netofatita; Helede, filho de Baaná, netofatita; 31Itai, filho de Ribai, de Gibeá, dos filhos de Benjamim; Benaia, piratonita; 32Hurai, do ribeiro de Gaás; Abiel, arbatita; 33Azmavete, baarumita; Eliaba, saalbonita; 34Benê-Hasém, gizonita; Jônatas, filho de Sage, hararita; 35Aião, filho de Sacar, hararita; Elifal, filho de Ur; 36Héfer, mequeratita; Aías, pelonita; 37Hezro, carmelita; Naarai, filho de Ezbai; 38Joel, irmão de Natã; Mibar, filho de Hagri; 39Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia; 40Ira, o itrita; Garebe, itrita; 41Urias, heteu; Zabade, filho de Alai; 42Adina, filho de Siza, rubenita, chefe dos rubenitas, e com ele trinta; 43Hanã, filho de Maaca; Josafá, mitenita; 44Uzias, asteratita, Sama e Jeiel, filhos de Hotão, aroerita; 45Jediael, filho de Sinri, e Joá, seu irmão, tizita; 46Eliel, maavita, Jeribai e Josavias, filhos de Elnaão; Itma, moabita; 47Eliel, Obede e Jaasiel, de Zoba.

Currently Selected:

1Crônicas 11: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy