YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 50

50
1José atirou‑se sobre o seu pai, chorou sobre ele e o beijou. 2Em seguida, deu ordens aos médicos, que estavam ao seu serviço, que embalsamassem o seu pai, e os médicos embalsamaram Israel. 3Levaram quarenta dias completos, pois este era o tempo para o embalsamamento. Os egípcios choraram a sua morte durante setenta dias.
4Passados os dias de luto, José disse à corte do faraó:
― Se posso contar com o favor de vocês, falem com o faraó por mim. Digam‑lhe que 5o meu pai fez‑me prestar‑lhe o seguinte juramento: “Estou à beira da morte; sepulte‑me no túmulo que preparei para mim na terra de Canaã”. Agora, pois, peçam‑lhe que me permita partir e sepultar o meu pai; logo depois, voltarei.
6O faraó respondeu:
― Vá e faça o sepultamento do seu pai como este o fez jurar.
7Então, José partiu para sepultar o seu pai. Com ele, foram todos os oficiais do faraó, as autoridades da sua corte e todas as autoridades do Egito; 8além deles, todos os da família de José, os seus irmãos e todos os da casa do seu pai. Somente as suas crianças, as suas ovelhas e os seus bois foram deixados em Gósen. 9Carruagens e cavaleiros#50.9 Ou condutores de carruagens. também o acompanharam. A comitiva era imensa.
10Chegando à eira de Atade, do outro lado do Jordão, lamentaram em alta voz, com grande amargura; e ali José guardou sete dias de pranto pela morte do seu pai. 11Quando os cananeus que lá habitavam viram aquele pranto na eira de Atade, disseram:
― Os egípcios estão celebrando uma cerimônia de luto solene.
Por essa razão, aquele lugar, do outro lado do Jordão, foi chamado Abel-Mizraim.
12Assim fizeram os filhos de Jacó o que este lhes tinha ordenado: 13levaram‑no à terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Macpela, perto de Manre; campo este que Abraão tinha comprado de Efrom, o hitita, para que lhe servisse de propriedade para sepultura. 14Depois de sepultar o seu pai, José voltou ao Egito, com os seus irmãos e com os demais que o tinham acompanhado.
A bondade de José
15Vendo os irmãos de José que o pai deles havia morrido, disseram:
― Se José guardou rancor contra nós, certamente retribuirá todo o mal que lhe causamos.
16Então, mandaram um recado a José, dizendo: “Antes de morrer, o teu pai nos ordenou 17que te disséssemos o seguinte: ‘Peço‑lhe que perdoe o crime e o pecado dos seus irmãos que o trataram com tanta maldade!’. Agora, pois, perdoa o crime dos servos do Deus do teu pai”. Quando ouviu o que lhe falaram, José chorou.
18Depois, vieram os seus irmãos, prostraram‑se diante dele e disseram:
― Aqui estamos. Somos os teus escravos!
19José, porém, lhes disse:
― Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? 20Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o planejou para o bem, para que a vida de um numeroso povo fosse salva hoje. 21Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e as suas crianças.
Assim, José os tranquilizou e lhes falou amavelmente.
A morte de José
22José permaneceu no Egito, com toda a família do seu pai. Viveu cento e dez anos 23e viu a terceira geração dos filhos de Efraim. Além disso, recebeu como seus#50.23 Hebraico: nasceram sobre os joelhos de José. os filhos de Maquir, filho de Manassés.
24Então, José disse aos seus irmãos:
― Estou à beira da morte, mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando‑os para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
25José fez que os filhos de Israel lhe prestassem um juramento, dizendo‑lhes:
― Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem, então, os meus ossos daqui.
26José morreu com a idade de cento e dez anos. Depois de embalsamado, foi colocado em um sarcófago no Egito.

Currently Selected:

Gênesis 50: NVI

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy