Gênesis 2

2
1Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. 2E, havendo Deus terminado no dia sétimo#Êx 20.11 a sua obra, que fizera, descansou nesse dia#Hb 4.4,10 de toda a sua obra que tinha feito. 3E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
A formação do homem
4Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o Senhor Deus os criou. 5Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. 6Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo. 7Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.#1Co 15.45 8E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. 9Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida#Ap 2.7; 22.2,14 no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços. 11O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. 12O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix. 13O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe. 14O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.
15Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
A formação da mulher
18Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 19Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
21Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
22E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23E disse o homem:
Esta, afinal, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne;
chamar-se-á varoa,
porquanto do varão foi tomada.
24Por isso, deixa o homem pai e mãe#Mt 19.5; Mc 10.7-8; 1Co 6.16; Ef 5.31 e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.

Tans Gekies:

Gênesis 2: ARA

Kleurmerk

Deel

Kopieer

None

Wil jy jou kleurmerke oor al jou toestelle gestoor hê? Teken in of teken aan

YouVersion gebruik koekies om jou ervaring persoonlik te maak. Deur ons webwerf te gebruik, aanvaar jy ons gebruik van koekies soos beskryf in ons Privaatheidsbeleid